Capítulo 1. Altura do som
1.1. O som do ponto de vista da Física (acústica)
1.2. Oitava, tom e semitom
Capítulo 2. Duração do som
2.1. Conceito de ritmo na música ocidental
2.2. Pulso, acento e padrão rítmico
2.3. Divisão binária dos valores rítmicos
2.4. Fórmula de compasso
Capítulo 3. Timbre
3.1 “A cor do som”: a percepção do timbre na música
3.2. Classificação dos instrumentos musicais
3.3. Aerofones
3.4. Cordofones
3.5. Idiofones de percussão
Capítulo 4. Intensidade
4.1. Intensidade: conceito acústico
4.2. Dinâmica: as variações de intensidade sonora como expressão musical
Capítulo 5. A música erudita
5.1. Conceito
5.2. Os estilos e a história da música ocidental
5.3. Música medieval (800-1450)
5.4. A música renascentista (1450-1600)
Capítulo 6. A música popular
6.1. O que é e o que não é música popular
6.2. Música popular no Brasil
Capítulo 7. A música folclórica
7.1. Introdução
7.2. Folclore musical
Capítulo 8. Músicas no Brasil
8.1. Diversidade e centralização da produção cultural
8.2. O frevo pernambucano
8.3. O forró nordestino
8.4. As bandas de pífanos
Capítulo 9. A música no Período Barroco
9.1. Introdução
9.2. A ópera barroca
9.3. A música instrumental
9.4. Principais gêneros instrumentais barrocos
9.5. Os principais compositores barrocos
Capítulo 10. A música no período clássico
10.1. Introdução
10.2. A estética musical clássica
10.3. A importância da forma na música do Classicismo
10.4. Compositores do Classicismo
Capítulo 11. A música no Período Romântico (1820-1900)
11.1. Contexto histórico e cultural
11.2. A estética musical romântica
11.3. Cromatismo
11.4. Principais gêneros no Romantismo musical europeu
11.5. A ópera romântica
Capítulo 12. A música popular brasileira na segunda metade do século XX
12.1. O preâmbulo: de 1930 a 1950
12.2. A Bossa Nova
12.3. A jovem guarda
Capítulo 13. Tropicalismo
13.1. Introdução
13.2. O Tropicalismo
Capítulo 14. A música popular brasileira moderna
14.1. A década de 1970
Capítulo 15. A Música Erudita no Brasil
15.1. Música erudita no Brasil colonial
15.2. Romantismo e música erudita no Brasil
15.3. Modernismo e música erudita no Brasil